Terapia simples
Sabe o que mais tem me chamado a atenção nessa olimpíada de pequim? os abraços, na vitória e na derrota, tanto faz.
Então...
Trechos do livro "Terapias quânticas - cuidando do ser inteiro", editora Qualitymark."Reservamos nossos abraços para ocasiões de muita intensidade emocional, como um ato sexual, e momentos de grande alegria, tragédias ou catástrofes. Refugiamo-nos na segurança dos abraços alheios depois de terremotos, enchentes e acidentes. Pessoas que jamais fariam isso em outras ocasiões se abraçam e trocam carinhos com entusiasmo e afeto depois de vencerem um jogo ou de realizarem um feito atlético."
"Um abraço carinhoso alivia tensões e estresse emocional, gera sentimentos de conforto, integração e unicidade."
"Dizem que no toque, no abraço, a quantidade de hemoglobina no sangue aumenta, oxigenando áreas vitais - daí se especula que abraçar seja terapêutico. Mas precisa haver uma fusão mesmo, recíproca. De entrega."
"É fácil abraçar uma pessoa estimada e querida, mas se torna difícil abraçar um estranho. Cada pessoa descobre sua capacidade de abraçar, seu nível de humanização, seu grau de evolução afetiva. "
"O abraço é uma confirmação muito humana de ser querido e ter valor. É saudável para quem dá e para quem recebe."
***
Alô, alô, seu Chacrinha Velho guerreiro Alô, alô, Terezinha Rio de Janeiro Alô, alô, seu Chacrinha Velho palhaço Alô, alô, Terezinha Aquele Abraço!...
Desapeeeega
As pessoas não são legais com a gente.
A gente ser legal com as pessoas não é garantia de nada.
Entender que estamos sós, no sucesso e no fracasso, always. Esses dois trapaceiros, impostores, o sucesso e o fracasso.
Entender que a presença do outro é ilusória e passageira - salvo raríssimos casos. Compreender isso, desapegar de qualquer coisa que não seja isso, faz da vida uma coisa muito simples. Ou muito complexa, dependendo do ângulo.
Acontece que eu ainda me surpreendo. Ainda.
Mas eu me esforço e um dia vou conseguir deixar mais automática e natural a sensação oriunda dessa certeza: "nunca é entre você e as pessoas; é entre você e sua consciência".
Eu e minha consciência. É isso.
Ommmmmmmm
Quero dizer que não adianta o outro dizer que vc errou se a sua consciência diz que vc acertou. Não adianta, só atrapalha. Tb não adianta o outro dizer que vc acertou se sua consciência diz q vc errou. É isso.
E é claro que a gente, digo, eu não sou legal o tempo todo. É claro que entre eu achar que estou sendo legal e realmente ser legal para o outro vai uma distância.
Mas o mais difícil é quando você não está sendo legal com o outro, o outro saca mas continua a ser legal com você. É nessa hora que a consciência pesa. Em você e no outro.
Ommmmmmmmmmm
Mas eu queria era contar isso (olha!!! Que inveeeeeja):
"O ministro do Meio Ambiente da Austrália, Peter Garret (sim! Peter Garret, do Midnight Oil!! caramba, midnight oil!! voltei no tempo agora; voltei uns 15 anos mais ou menos), bom, o Peter Garret anunciou uma verba de AUS$ 45 mil (sei lá quanto é isso em real) para desenvolver um sistema nacional de treinamento de ciclismo, para encorajar as pessoas a trocar quatro rodas por duas."
Tá na Go Outside deste mês.
Um estudo recente feito lá, na Austrália, indicou que, ao trocar o carro pela bike, os australianos não só economizaram o dinheiro da gasolina mas também o do médico: foram US$ 227 milhões NÃO gastos com saúde.